Campeonato | Meta Kart
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CRONOGRAMA

5ª ETAPA 11/06

6ª ETAPA 02/07

7ª ETAPA 13/08

8ª ETAPA 10/09

9ª ETAPA 01/10

10ª ETAPA 05/11

11ª ETAPA 03/12

Cronograma

CAMPEONATO DE KART BARRA DA TIJUCA

Regulamento:

1. Todos os pilotos, que se inscreverem, terão acesso a esse regulamento e passarão a reconhecer, acatar e respeitar todas as normas desse regulamento, bem como, as normas do Campeonato Meta Kart e a total soberania da direção de prova. 

 

2. Ao se inscrever e participar desse evento, o piloto participante (ou seu responsável, para o caso de menores de 18 anos) isenta os organizadores do evento de qualquer responsabilidade por acidentes ocorridos dentro das dependências do Kartódromo do Meta Kart, durante o período de realização total da prova; 

 

3. O piloto, ao se inscrever nessa competição, deverá preencher uma ficha com alguns dados pessoais para que a organização tenha condições de contatar em caso de necessidade. 

 

4. Ao se inscrever o piloto autoriza a Organização do Evento a utilização e divulgação das imagens (fotos e vídeos) de suas participações no Campeonato Meta Kart, em nossas mídias digitais, ou qualquer forma de mídia que a Organização julgar conveniente; 

 

5. Será terminantemente proibido, durante toda a prova, o uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico a ser instalado no kart. Está proibido também, qualquer tipo equipamento eletrônico de transmissão ou recepção de rádio de comunicação. O piloto flagrado infringindo esse item do regulamento será desclassificado sumariamente da corrida;
 

6. Os karts a serem utilizados pelos pilotos e os reservas serão sorteados, a partir dos disponíveis para a corrida. O Kart sorteado para o piloto deverá ser utilizado durante a qualificação e a corrida. Caso algum kart inicialmente sorteado apresente problema, este será automaticamente substituído pelo primeiro kart reserva. Essa troca deverá respeitar a definição da fila de karts reservas, assim como a ordem de chegada ao box pelos pilotos interessados na troca. Após o início do qualify ou corrida a troca de kart estará facultada a qualquer piloto (não permitida a troca após a bandeirada do término da classificação exceto por motivo de quebra qual obrigará o piloto a largar de último). Os karts substituídos, após manutenção dos mecânicos, voltarão para última posição da fila de karts reservas. 

 

7. Ficam previstas 3 (três) categorias, sendo médio (85 kg), pesado (100 kg) e força livre. 

 

8. O sorteio dos karts será feito com ou sem a presença dos pilotos inscritos na bateria. 

 

9. O Campeonato será formado por sete etapas com um descarte, sendo uma etapa por mês, começando em maio e terminando em novembro. Ao final serão nomeados campeões, os pilotos com a maior soma de pontos. Em caso de empate prevalecerá o maior numero de vitórias, poles, voltas rápidas e segundos lugares. Permanecendo empate vale quem conseguiu o melhor resultado em sua 1ª participação. 

 

10. A premiação das etapas será feita com medalhas personalizadas do evento aos três primeiros colocados de cada bateria e ao final da competição, os campeões, vices e terceiros colocados estarão sendo agraciados com troféus. 

 

11. O piloto que conquistar a pole e o detentor da melhor volta de cada bateria estará recebendo uma pontuação bônus de um ponto para cada. 

 

12. Os pilotos serão chamados para sorteio dos karts assim que iniciada a corrida que anteceda a sua. Os mesmos já deverão estar prontos com todo seu equipamento ao término da bateria;

 

13. O grid de largada será alinhado de forma convencional, utilizando as marcações da pista. A largada será autorizada ao apagar da luz vermelha ou verde. No caso da falta destas, será na bandeira;

 

14. O peso mínimo do piloto com seu equipamento de corrida, mais lastro (caso haja) deverá ser obedecido de acordo com cada categoria. A pesagem oficial será feita ao final de cada bateria e os pilotos que não atingirem o mínimo estabelecido para cada categoria, serão reclassificados para a última posição. O mesmo poderá neste caso fazer três tentativas em sequencia e sempre valerá o maior peso registrado; 

 

15. O kartódromo dispõe de lastros, mas a responsabilidade da colocação e uso afim de se atingir o peso mínimo estabelecido para a categoria, é exclusiva do piloto, uma vez que não será permitido ao competidor correr abaixo do peso mínimo estabelecido para a categoria. 

 

16. A colocação e retirada do lastro do kart também será de total responsabilidade do piloto, que contará quando possível, com a ajuda do pessoal do kartódromo; 

 

17. Ao terminar a prova o piloto deverá se dirigir imediatamente ao posto de pesagem, para conferência de peso. Os pilotos lastreados deverão levar consigo o lastro para a sua devida pesagem; 

 

18. Apenas as pessoas autorizadas poderão estar na pista durante as corridas, tais como: organização, fiscalização, resgate e pessoas especialmente autorizados pela Organização do Evento; 

 

19. Caberá ao Diretor de Prova optar pela interrupção da prova (bandeira vermelha), por qualquer motivo que coloque em risco a integridade dos pilotos e equipamentos. Nova largada será feita respeitando as posições físicas de pista no sistema de cronometragem, referente a volta anterior a interrupção da corrida. Neste caso as diferenças de tempo anteriores serão desconsideradas;

 

 20. A direção de prova e fiscalização das baterias serão feitas pelo próprio Kartódromo. As decisões tomadas pelo diretor de prova serão soberanas e inquestionáveis, entretanto o piloto poderá se dirigir ao diretor de prova, pós prova, para reivindicar alguma reforma de sua decisão, que poderá ser ou não acatada; 

 

21. Em hipótese alguma um piloto deverá dirigir-se de forma agressiva e/ou deseducada a qualquer fiscal do Kartódromo, diretor de prova ou qualquer outro piloto, estando sujeito a advertências, a perdas de pontos no campeonato ou até mesmo a exclusão sumária da corrida e/ou do Evento. É importante ressaltar que os Fiscais são funcionários do kartódromo e estão em seu local de trabalho para nos proporcionar uma diversão honesta e sadia entre todos; 

 

22. A punição do “stop & Go” será de cinco segundos em local definido pela direção de prova. Caso não seja possível a aplicação dentro da pista a mesma será no tempo de dez segundos pós corrida; 

 

23. As bandeiras de punições: Advertência, stop & Go e Desclassificação poderão ser aplicadas aos pilotos infratores, determinada pela direção de prova. As bandeiras não estão condicionadas umas às outras;  

 

24. Ao ser agitada a bandeira azul, o piloto deverá abrir passagem imediatamente em local apropriado. O não cumprimento a esta norma poderá acarretar em punição a ser definida pela direção de prova; 

 

25. Cada punição passa a ter um peso para perda de pontos no campeonato. Advertência de pista (1 ponto)/ stop and go (2 pontos)/ desclassificação e advertência disciplinar (3 pontos). 

 

26. A bandeira vermelha, quando aplicada, os pilotos deverão diminuir imediatamente sua velocidade e buscar uma área para estacionar seu kart onde houver um fiscal e aguardar orientação. 

 

27. Após iniciada a bateria, qualquer piloto participante perde o direito de devolução do valor pago na inscrição, independentemente do número de voltas dadas, com ou sem a desistência dele; 

 

28. Pilotos envolvidos em acidentes, que necessitem de resgate, deverão permanecer sentados em seu kart. Como procedimento de segurança, em hipótese alguma o piloto deverá levantar-se e sair de seu kart.

 

29. Será obedecido o resultado fornecido pelo sistema de cronometragem do kartódromo. Em caso de erro na cronometragem, a organização definirá a melhor forma de se resolver o problema. 

 

30. Deverão ser respeitados os seguintes itens de boa conduta na pista e/ou dependências do kartódromo: 
∙ Os pilotos têm a obrigação de obedecer a quaisquer orientações e bandeiras dos fiscais de pista. O desrespeito a essas orientações poderá causar advertências / punições por parte da organização; 
∙ No caso de receber bandeira azul a fim de facilitar a passagem dos líderes ou dos pilotos mais bem colocados e não estiver em disputa de posição, o lado correto para se dar à passagem é sempre o lado preferencial da curva; 
∙ Não usar gestos, palavras de baixo calão e/ou qualquer atitude agressiva dentro e fora das pistas para pilotos, fiscais e/ou diretores. Brigas e discussões serão avaliadas de acordo com decisões da organização.
∙ Estar pronto e posicionado na área do boxe (ou área similar determinado pelo kartódromo) antes do término da corrida que anteceda a sua; 
∙ Não colocar o kart no meio da pista, nem fazer zigue-zague com o pretexto de defender posição. Não trafegar na contra mão nos boxes e/ou na pista, exceto para sair de uma situação de perigo; 
∙ Pede-se aos pilotos que não permaneçam em karts sem freio, pois existem situações de corridas em que, para a segurança do próprio piloto, demais companheiros e fiscais, o freio deverá estar funcionando. A falta de freios não será aceita como desculpa para justificar possíveis toques ou manobras ilícitas; 
∙ O piloto que, para defender posição ou por qualquer outro motivo, passe a pilotar de maneira incomum a uma pilotagem normal (tal como frear forte e subitamente, principalmente quando estiver à frente de uma sequência de vários karts) estará passível de sofrer punição da direção de prova. Sua manobra será classificada como "Direção Perigosa" ou "Atitude antidesportiva", cabendo inclusive sanções disciplinares; 

 

31. Caberá a Organização do Evento decidir por incluir ou alterar itens neste documento, principalmente referentes a casos não previstos aqui; 

 

32. A pontuação a ser adotada para o campeonato será a seguinte, sendo a última etapa dobrada: 
∙ 1º lugar: 13 Pontos; (26)
∙ 2º lugar: 11 Pontos; (22)
∙ 3º lugar: 10 Pontos; (20)
∙ 4º lugar: 9 Pontos; (18)
∙ 5º lugar: 8 Pontos; (16)
∙ 6º lugar: 7 Pontos; (14)
∙ 7º lugar: 6 Pontos; (12)
∙ 8º lugar em diante: 5 Pontos; (10)
∙ Pole position: 1 Ponto; (sem dobra)
∙ Melhor volta: 1 Ponto; (sem dobra)

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